“E disse o Eterno a Abrão: ‘Anda da tua terra e da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que te mostrarei. E farei de ti uma grande bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e aqueles que te amaldiçoarem, amaldiçoarei ; e serão benditas em ti todas as famílias da terra” (Genesis 12. 1-3)
Os relatos bíblicos não têm um valor narrativo. Cada fato possui um profundo significado moral, ensinando algo não só à nossa mente, ao nosso coração. Por isso, a Torá abandona o transcendental e preocupa-se com um pequena família: a de Abrahão, suas vicissitudes e dificuldades. Com Abrahão começa a história dos patriarcas e do povo hebreu. Para os estudiosos da Torá, o patriarca Abrahão é comparado a um frasco de delicioso e precioso perfuma. E desde que este cheiroso perfuma é transportado por diversos lugares, todos se deliciam com seu aroma. E ainda: ‘Abrão, que estava cheio de boas ações e belíssimas virtudes, tinha que abandonar a sua pátria para que sua fama e seus ensinamentos se tornassem conhecidos no mundo inteiro’. É este ‘frasco de perfume’ – a fé monoteísta, com seus princípios éticos – que Israel vem transportando através do mundo.
Deus prometera dar a Terra de Israel a Abrahão, como recompensa por sua caminhada. No entanto, a Terra Prometida recebeu-o com fome e seca, obrigando-o a procurar alimento no país vizinho. Tão logo retorna a sua terra e passa por outra experiência traumatizante: a guerra. E porque Deus precisava revelar os defeitos da terra logo no início da jornada de Abrahão por ela? – Na pergunta está a resposta: ‘A Terra de Israel, por sua natureza, não tem influência alguma – não quanto à abundância natural nem no que se refere a sua independência política, e é justamente este o motivo pelo qual foi escolhida’. Esta terra por si só, não prometia fartura nem paz. Ela poderia adquirir estes atributos apenas se os seus moradores tivessem a consciência de que era a terra do grande desafio espiritual. Se o povo que a habitasse compreendesse que a moral absoluta fazia parte de seu território, então poderia viver nela. Se sentisse que as leis da justiça Divina eram as fronteiras geográficas daquela terra, então ocorreria o milagre e a terra estaria segura, protegida e gozando de fartura espantosa. Tudo isso por força da promessa Divina e não por força das armas, das intrigas políticas ou dos doutores da economia. E é bom que Abrahão saiba disso tudo logo ao conhecê-la.
Abrão foi depois chamado Abrahão, ‘pai de muitas nações’ e Sarai, passou a chamar-se Sara, quando sua sorte foi mudada e de estéril tornou-se mãe. No Talmud, está escrito o seguinte: ‘Quatro coisas anulam a sentença decretada a um homem: a caridade, a oração, a mudança de nome e a mudança de proceder’. A prova que a mudança de nome faz mudar a sentença e o destino da pessoa aconteceu com Sara. Deus mudou o nome de Sarai, para Sara e de Abrão para Abrahão, a fim de mudar-lhes o destino decretado anteriormente e de poderem ter filhos. Da mesma forma, se for decretado para um doente que ele deverá morrer naqueles dias, muda-se-lhe o nome a fim de mudar o seu destino para que viva. A este propósito, os sábios do judaísmo disseram que os filhos a vida e a manutenção da pessoa não dependem de seus méritos, mas sim do seu destino. Mas esta é uma ciência distante da nossa realidade, muito mais afeta aos estudos cabalísticos. Todavia, também o destino de Jacob mudou quando teve mudado o seu nome para Israel e foi o patriarca que deu origem à nação judaica.
“Por que dizes, o Jacob, e falas Israel: e o meu juízo passa desapercebido ao meu Deus? Acaso não sabes, não ouves ao sempiterno Deus, o Eterno, Criador dos fins da terra, não se cansa, não se fadiga, não tem término o Seu entendimento? Ele dá força ao cansado e fortaleza ao que se acha debilitado. Os jovens se cansarão, e os mancebos cairão exaustos, porém os esperam no Eterno renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão, andarão, e não se fadigarão”. (Isaías 40.27-31)
“Pois Eu, o Eterno, teu Deus, te tomarei pela tua mão direito, dizendo-te: Não temas; Eu te ajudarei.” (Isaías 41. 13)
Senhor, que possamos estar integralmente sintonizados em cumprir a Tua vontade, caminhando nas tuas veredas para que possam se cumprir os sonhos que sonhastes para nós, teus filhos. Em nome de Jesus. Amém.
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