“A oração do justo muito pode na sua eficácia” Tiago 5.16
“Não é qualquer oração ou as orações de que qualquer um que são caracterizads pela eficácia. Tanto a estratégia de uma oração e principalmente o caráter de quem ora são elementos altamente relevantes. Por iso existem orações eficazes e orações ineficazes, orações poderosas e orações “inofensivas”. Algumas orações são tão perigosamente ineficazes ou negativamente ineficazes que podem nos destruir: “Ele lhes deu o que pediram, mas fê-los definhar de doença” (Salmos 106.15)
Tiago evidencia que “…a oração do justo muito pode nos seus efeitos”(Tiago 5.16). Como poderíamos definir isto que Tiago denomina de “oração do justo”? A melhor resposta a esta pergunta pode ser elaborada através da famosa “oração sacerdotal”de Jesus, o “Justo” e também o “Justificador de toda raça humana.
Dentre muitas orações feitas por Jesus e que estão descritas nos Evangelhos, escolhi esta devido ao crucial momento de prova que confrontou o seu caráter como também revelou segredos do seu estilo de vida. desta oração dos justo podemos extrair peo menos sete elementos que sinergicamente precisam estar integrados na vida do intercessor, e que são capazes de justificar os poderosos efeitos de uma oração:
1. O discernimento profético do momento presente: a inteligência èspiritual da oração.
2.Caráter de perseverança: o corte, o fio, a agudez da oração.
3. Objetividade espiritual: a mira da oração.
4. O espírito da aliança: o poder da oração.
5. Coerência e identificação: a autoridade da oração.
6. Visão e esperança: o alcance da oração e o teto de nossa fé
7. O espírito de unidade e amor: a causa da revelação e da presença salvadora de Deus através da oração.”
Este é o prefácio do livro: “A oração do Justo” – O estilo de vida de um intercessor – do Pastor Marcos de Souza Borges ( Pr. Coty).
Como em suas demais obras, esta também é de grande valor na compreensão das nuances que se revelam na caminhada evolutiva do homem, rumo a alcançar a “estatura do varão perfeito”.
Como acontece com as suas demais obras, é publicada pela Editora Jocum e estudo indispensável na caminhada cristã.
“Meus irmãos, se alguém dentre vós se desviar da verdade e alguém o converter, sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados” (Tiago 5. 19.20)
Senhor, sabemos qual é a nossa missão, a de levar o evangelho da salvação de Cristo a todos os homens. Capacita-nos para que a cumpramos com denodo e sejamos fiéis a ela. Em nome de Jesus. Amém
5. Coerência e identificação
Gostaríamos de convidá-lo para o nosso Seminário de Missões no mês de agosto de 08 a 12 de maio de 2012.
Qual sua disposição a data e as exigências.
Deus abençoe.